Apresentação

A IASPM-AL é um espaço de convergência multidisciplinar em torno da reflexão sobre as músicas populares latino-americanas e caribenhas em qualquer de suas dimensões estéticas, usos e períodos históricos. Em sua qualidade de associação, se define como um espaço acadêmico de gestão e coordenação aberto a todos os campos de pesquisa sobre música. Suas atividades incluem tanto a transmissão de experiência de músicos práticos quanto a produção teórica de estudiosos e acadêmicos que realizam aportes ao conhecimento social por meio da problematização das músicas populares.

Os congressos da IASPM-AL são realizados a cada dois anos. Tiveram início em Santiago do Chile, no ano de fundação desta Associação (1997). As demais edições tiveram como sede as seguintes cidades: Bogotá (2000), México (2002), Rio de Janeiro (2004), Buenos Aires (2005), La Habana (2006), Lima (2008), Caracas (2010) e Córdoba (2012).

A Associação latino-americana foi criada como uma seção da IASPM internacional, mas sua organização interna e suas atividades são pensadas segundo as necessidades e expectativas regionais. Atualmente, conta com 260 membros (atualizar) de mais de 10 países da América Latina e do Caribe. A Diretoria do biênio 2012-2014 é formada por:

Julio Mendívil (Peru) – presidente

Felipe Trotta (Brasil) – vice-presidente

Marita Fornaro (Uruguay) – secretário

Berenice Corti (Argentina) – tesoureira

Herom Vargas (Brasil) – editor

 

UFBA e UFRB

A Universidade Federal da Bahia, em Salvador, é a maior e mais antiga instituição de ensino superior da Bahia. Tem origem em 18 de fevereiro de 1808, quando príncipe regente Dom João VI instituiu a Escola de Cirurgia da Bahia, criando o primeiro curso universitário do Brasil. Ainda no século XIX, incorporou os cursos de Farmácia (1832) e Odontologia (1864), a Academia de Belas Artes (1877), Direito (1891) e Politécnica (1896). No século XX, expandiu-se com a criação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1941) e de dezenas de cursos de graduação e pós-graduação.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é uma instituição multicampi com seis centros de ensino. Oferece 37 cursos de graduação e 15 de pós-graduação. Tem sede na cidade de Cruz das Almas e unidades instaladas nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Amargosa e Cachoeira. As atividades da seção latino-americana da IASPM ocorrerão no campus de Cachoeira, a 120 km de Salvador, onde funciona o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e os cursos de Comunicação, Ciências Sociais, História, Museologia, Cinema e Audiovisual, Serviço Social, Gestão Pública e Artes Visuais. Graças a seu rico patrimônio arquitetônico e paisagístico, um dos mais importantes da América Latina, Cachoeira converteu-se em Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN), conforme o Decreto n.° 68.045, de janeiro de 1971. Desde então, a cidade guarda um importante papel artístico e histórico. Na música, destaca-se pelo tradicional “samba de roda”, além de contar com uma cena local de reggae, entre outras expressões musicais.

Deixe um comentário